fbpx

contato@institutoharmonite.com.br

Segunda a Sexta das 08h às 20:30h

O Poder do Autoconhecimento

O autoconhecimento é um dos pilares da vida.

O autoconhecimento é libertador, ele tirar do outro o poder de nos destruir. Quando nós dedicamos a nos conhecer de verdade e muito bem, estamos conhecendo nossos limites, nossas forças e fraquezas, a nossa essência, as nossas vontades, capacidades e potências. E quando nos conhecemos em tudo isso, poucas coisas são capazes de nos afetar.

 

O poder do autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta chave para sermos felizes e ter uma vida realizada e saudável emocional e sentimentalmente. O autoconhecimento é a chave para uma vida estruturada.

O autoconhecimento nos faz aproveitar as oportunidades certas na hora certa. Ele é importante porque com ele sabemos a hora de avançar e a hora de parar.

 

O autoconhecimento e os relacionamentos

O autoconhecimento é capaz de nos guiar para onde ir e até mesmo e ‘até onde ir’, em uma relação. O autoconhecimento é uma dádiva. É uma arma poderosa.

Conhecer detalhes importantes sobre nós mesmos é fundamental para sermos pessoas bem-sucedidas e felizes.

Vale a pena frisar que o autoconhecimento desarma o outro contra nós. Ele tira o poder das palavras más e vãs proferidas contra nós. Quando nos conhecemos em nossa essência não permitimos mais que o outro tenha a capacidade de nos depreciar.

 

O erro das pessoas com relação ao autoconhecimento

Ter o autoconhecimento não quer dizer que nunca vamos nos magoar com as pessoas e não quer dizer que nunca iremos sofrer.

Ter o autoconhecimento significa que vamos sofrer menos vezes, e, que as nossas decepções e sofrimento serão superados de forma mais rápida e efetiva. Significa que nunca daremos ao outro a capacidade de nos afetar ao ponto de atrapalhar as nossas vidas.

Isso quer dizer que nós seremos livres para ser quem somos e que saberemos dar ao outro a oportunidade de ser livre para ser o que ele é. O autoconhecimento nos faz conscientes de que nunca iremos agradar a todos, e nos deixa sentir que está tudo bem sendo assim. Com ele ficamos em paz por entender que é assim que a vida é. É assim que a vida tem que ser.

O autoconhecimento nos ensinará a entender e aceitar que não iremos agradar a todos, e assim, ele tirará dos nossos ombros um peso maçante. E consequentemente mostrará para as pessoas a nossa coragem. Coragem de assumir nossos medos e fraquezas, fazendo com que todos nos admirem pelo que somos de verdade.

Sermos pessoas que se autoconhecem diminuirá muito a chance de sermos infelizes.

Pessoas que se conhecem são pessoas mais atraentes. São pessoas mais seguras, mais amadas, mais inteligentes emocionalmente falando. O autoconhecimento, ao mesmo tempo em que ele nos leva a toda essa segurança, nos mostra também o quanto somos frágeis e falhos. E sabendo desses dois lados nos equilibramos.

O equilíbrio é fruto do autoconhecimento e como já é de se esperar, pessoas equilibradas são pessoas mais felizes.

Buscar o autoconhecimento em um mundo como esse que estamos vivendo é primordial e fundamental para ter uma vida mentalmente saudável. O autoconhecimento é um tipo de tratamento natural para muitos dos nossos problemas.

Aminha dica é: Se conheça!

 

Compartilhe nosso conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Alex Lorenzetti

Alex Lorenzetti

Alex atua em psicoterapia, incluindo programação neurolinguística (PNL), hipnoterapia e terapia regressiva para cumprir a missão de fortalecer resultados e vidas desenvolvendo as percepções inconscientes do Ser Humano.