fbpx

contato@institutoharmonite.com.br

Segunda a Sexta das 08h às 20:30h

O que é a autoestima e como ela funciona

O que é a autoestima e como ela funciona

Autoestima! Essa é uma das palavras mais proferidas na internet e geralmente tudo o que se diz sobre ela é compartilhado por pessoas comuns e famosas. Nesse artigo vamos identificar o que é a autoestima e como ela funciona.

 

O que é a autoestima?

A palavra autoestima representa a imagem e ao sentimento que cada pessoa faz/tem de/por si mesma. O ideal é que cada uma das pessoas tenham uma boa autoestima, ou, uma autoestima elevada.

Acontece que quando se fala do que é a autoestima, fala-se da percepção que cada um tem de si mesmo. E a percepção que cada um de nós tem de si mesmo, começa a ser formada desde o momento do nascimento e tem por base o que é percebido e recebido da parte das pessoas ao nosso redor.

Psicólogos afirmam e estudos comprovam que todo ser humano é influenciado por aquilo que está sua nossa volta. Todos nós somos influenciados pelas pessoas do no círculo social, suas opiniões e por seus comportamentos.

Somos todos influenciados por:

  • Cultura
  • Região
  • Aquilo que gostamos e admiramos.

Somos afetados por:

  • O que não nos agradam
  • O que vemos e
  • O que ouvimos.

Ou seja, de certa forma absorvemos tudo o que está a nossa volta e isso influencia na maneira como nos sentimos.

Na hora de entender o que é a autoestima, é preciso compreender que ela é influenciada por tudo que está a nossa volta de forma positiva e/ou negativa. Por esse motivo, precisamos aprender a filtrar tudo o que chega de até nós. Precisamos aprender a separar as coisas que nos fazem bem, das coisas que nos fazem mal e isso inclui as pessoas.

Podemos filtrar o que está chegando até nós e escolher manter próximo a nós apenas as pessoas que nos fazem bem. No entanto, aqueles que viveram situações traumáticas no passado, como por exemplo, humilhação, bullying, maus tratos, ou até mesmo acidentes que provocaram danos aparentes e físicos, precisam de ajuda de terapias como, por exemplo, a hipnoterapia.

Agora que sabemos o que é a autoestima e o que pode influenciá-la, vamos entender como mantê-la elevada.

 

Mantendo a autoestima elevada

Uma das formas de manter a autoestima elevada é manter perto de nós apenas aquilo que nos faz bem, que nos impulsiona para a vida, para o crescimento. E é importante saber que ao conservar sempre por perto as coisas que nos fazem bem, não estamos sendo egoístas. Estamos agindo com amor-próprio.

E por falar em amor-próprio, ele é responsável por conservar a autoestima elevada. Desta forma, autoestima e amor-próprio são essenciais para a felicidade de cada um de nós.

 

A autoestima e o autoexame

Você é uma pessoa que tem a autoestima elevada? Se você respondeu essa pergunta de forma negativa, saiba que você não conseguirá ser feliz sem que consiga cultivar uma autoestima elevada.

Faça um autoexame, entenda as razões pelas quais não consegue manter sua autoestima elevada e comece a trabalhar para reverter isso. Caso não identifique uma razão aparente, ou não consiga reverter o estado de ter uma baixa autoestima, procure ajuda de um profissional, antes que a depressão e outros transtornos ganhem lugar em sua vida.

E aí, entendeu o que é a autoestima e como ela funciona? Se sim, deixe seu comentário e compartilhe esse artigo.

Compartilhe nosso conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Alex Lorenzetti

Alex Lorenzetti

Alex atua em psicoterapia, incluindo programação neurolinguística (PNL), hipnoterapia e terapia regressiva para cumprir a missão de fortalecer resultados e vidas desenvolvendo as percepções inconscientes do Ser Humano.