fbpx

contato@institutoharmonite.com.br

Segunda a Sexta das 08h às 20:30h

Relação entre corpo e mente Saudável

Relação entre corpo e mente Saudável

Qual é a relação entre corpo e mente? “Mente sã, corpo são”. Essa é uma frase conhecida mundialmente. Essa frase pertence ao poeta romano Juvental.

 

E a razão pela qual essa frase se tornou famosa no mundo inteiro, é porque a relação entre o corpo e mente é tênue. Por meio da alimentação saudável e da atividade física é possível encontrar o caminho para o bem-estar mental e emocional. O caminho para a felicidade.

 

Muitas pessoas não sabem, mas, a atividade física é a principal fonte de liberação de serotonina (hormônio da felicidade e do bem-estar). De forma que esse hormônio permanece agindo em nosso organismo durante todo o dia e não apenas durante o treino.  

 

Muitas pessoas também não sabem que a alimentação saudável é capaz de influenciar nos níveis hormonais do corpo, e no funcionamento do organismo que por sua vez influencia na nossa disposição diária para a realização das atividades diárias.

 

Uma alimentação pesada fará com que o processo de digestão seja mais lento, e com isso o corpo demandará mais energia no processo digestivo do que em outras funções, o que pode ser interpretado como preguiça e desânimos, na verdade é baixa energia.

 

Vale lembrar que, a atividade física também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, que em tempos como esse é fundamental para a nossa luta contra o coronavírus. Por isso é fundamental uma alimentação saudável e a prática diária de exercícios para manter a saúde em dia.

 

Então a minha dica para você que está buscando a felicidade é: faça atividade física e mantenha uma alimentação saudável. A felicidade será uma busca mais intensa, e quando alcançada será mais bem vivida se além de estar se sentindo bem fisicamente (níveis hormonais), você estiver mais disposto a perseguir os seus sonhos, e tiver mais energia para aceitar os desafios do caminho.

 

Mas qual é a relação entre o corpo e mente saudável?

 

Os alimentos são um tipo de combustível para nosso cérebro. E o nosso cérebro é um “equipamento” que mentem o nosso corpo sempre ligado. Por isso, é importante uma boa alimentação. A escolha de alimentos influencia diretamente no funcionamento do cérebro. 

 

Resumindo: o que comemos afeta diretamente a função cerebral e, por consequência, a saúde mental. Então escolha alimentos de alta qualidade para o seu dia a dia. Dê preferência para alimentos que contenham muitas vitaminas, minerais e antioxidantes, pois esses nutrientes protegem o cérebro.

 

Mas, lembre-se: quando se fala de corpo e mente saudável, não é possível escolher de qual cuidar. Ambos merecem e requerem cuidado! 

 

Deixe a Harmonite te ajudar a cuidar da sua saúde mental.

 

Nos falamos no próximo artigo!

 

Compartilhe nosso conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Alex Lorenzetti

Alex Lorenzetti

Alex atua em psicoterapia, incluindo programação neurolinguística (PNL), hipnoterapia e terapia regressiva para cumprir a missão de fortalecer resultados e vidas desenvolvendo as percepções inconscientes do Ser Humano.