fbpx

contato@institutoharmonite.com.br

Segunda a Sexta das 08h às 20:30h

Tire suas dúvidas sobre Gatilhos Mentais 

Tire suas dúvidas sobre Gatilhos Mentais 

A Karol Conká ao ser eliminada do BBB, levantou um assunto interessante para nossa abordagem: Gatilhos Mentais.

 

Os gatilhos mentais são fatores externos que provocam reação nas pessoas tirando-as da zona de conforto. São estímulos que agem no cérebro. No entanto, ao falarmos de gatilhos mentais, não estamos falando de hipnose. Essas duas são coisas bem diferentes.

 

Os gatilhos mentais, quando ativados, podem provocar dois tipos de estímulos: favorável ou desfavorável. Ao fazerem com que a pessoa resgate lembranças e reviva sensações.

 

Todos nós temos gatilhos mentais bons e ruins. Mas, alguns de nós ao termos esses gatilhos acionados, somos paralisados, e aí estamos falando de medos e traumas. Nesses casos, é preciso a ressignificação desses gatilhos. 

 

Para saber mais sobre gatilhos mentais e traumas, vou responder algumas perguntas frequentes sobre o assunto.

 

Tire suas dúvidas sobre gatilhos mentais

 

O que é o gatilho mental?

Gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro humano recebe para assim tomar uma decisão. Quando uma pessoa trabalha com vendas, ou se você trabalha com vendas, é essencial que você saiba como funcionam esses gatilhos e entenda quais você pode usar e quais não deve usar na hora de fazer uma negociação com clientes, ou ter uma conversa-chave com alguém. 

 

Como ativar gatilhos mentais?

Bom, existem muitos gatilhos mentais que podem ser acionados, depende de qual se quer ativar. Mas, por exemplo: para ativar o gatilho mental conhecido como prova social, você pode usar coisas como redes sociais, e nas redes sociais utilizar imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, depoimentos de clientes, número de pesquisa de mercado, número de leitores do site e muitos outros. 

 

Quais os gatilhos mentais mais usados?

O gatilho mental de reciprocidade, que diz o seguinte: Gere valor para o outro, e ele te retribuirá.

 

Compromisso e coerência: Esse gatilho mental sugere que você esteja alinhado com o que você está oferecendo e/ou falando para que assim consiga despertar a confiança e estabelecer uma relação, criando vínculo

E existem muitos outros gatilhos mentais como: 

  • Afeição
  • Autoridade
  • Escassez

 

Todos esses gatilhos mentais são positivos e são usados diariamente no setor de vendas.

 

No entanto, existem gatilhos mentais que são ruins, e esses são desencadeados por episódios e situações que se assemelham a uma situação traumática. Esses gatilhos são capazes de reacender sensações e emoções, levando as pessoas ao momento de pânico vividos no passado. É terrível, mas a boa notícia é que é possível ressignificar essas situações traumáticas e impedir que traumas do passado sejam despertos diante de gatilhos mentais negativos. 

 

Compartilhe nosso conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Alex Lorenzetti

Alex Lorenzetti

Alex atua em psicoterapia, incluindo programação neurolinguística (PNL), hipnoterapia e terapia regressiva para cumprir a missão de fortalecer resultados e vidas desenvolvendo as percepções inconscientes do Ser Humano.