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GRATIDÃO, PARA QUE?

Gratidão

A palavra gratidão nunca foi tão usada como nos últimos tempos. Quando falamos em gratidão as primeiras coisas que vem à mente é agradecer alguém que nos fez um favor ou ajudou de alguma forma, no entanto gratidão é muito mais que isso é uma ferramenta poderosa para realizar transformações em nossas vidas.

 

Qual a diferença entre obrigado e gratidão?

 

A origem da palavra OBRIGADO como forma de agradecimento vem do latim obrigare, ligar, amarrar. É a forma abreviada da expressão fico-lhe obrigado, ou seja, fico-lhe ligado pelo favor que me fez, fico devendo, você está perante o Universo assumindo uma DÍVIDA com aquela pessoa, é  isso que você quer?

Já a *GRATIDÃO * vem do latim gratia, que significa literalmente graça, ou gratus, que se traduz como agradável. Significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é reconhecido. É uma emoção, que envolve um sentimento e, portanto, não há obrigações, ligações ou amarrações, pois você já enviou seu sentimento de gratidão à pessoa e é isso que o Universo te enviará cada vez mais.

Gratidão Psicologia e Neurociência

A gratidão é um assunto tão importante que nos últimos anos virou estudo da neurociência e psicologia. Estas áreas analisaram o impacto do sentimento no funcionamento do corpo e da mente.

A conclusão destes ensaios apontou que a gratidão é sentimento poderoso capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar, prazer e tranquilidade. Quem pratica o sentimento de gratidão aumenta o grau de satisfação com a vida, se mantém positivo e com a autoestima elevada. Isso ocorre, pois este sentimento ativa um sistema de recompensa do cérebro, cuja função biológica é garantir nossa sobrevivência.

Na correria diária esquecemos de olhar com atenção para os pequenos detalhes e eles fazem toda a diferença em nossas vidas. Quando nos sentimos gratos uma liberação de neurotransmissores acontece. Eles ativam cadeias neurais que aumentam os sentimentos positivos e reduzem os sentimentos negativos.

No entanto essa sensação vai passar e, para garantir que ela permaneça, o cérebro criará mecanismos para tentar repetir o comportamento que causou esse sentimento de prazer. Por isso, uma dica: quanto mais grato você se sentir, maior será seu bem-estar.

O sentimento de gratidão também estimula o hipotálamo, uma região do cérebro que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, e libera ocitocina na corrente sanguínea. As consequências disso são o aumento de afetividade, tranquilidade, redução de estresse, ansiedade e medo. Em geral, as pessoas que se sentem gratas com mais frequência, possuem níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

A vida te dá mais do mesmo.

Nosso cérebro entende que as coisas que colocamos em foco são mais importantes e mais relevante para nós. Por exemplo, reclamar por falta de dinheiro, nossa mente acaba focando na falta, na escassez, e no problema, inconscientemente seu cérebro passa dar valor para isso e sem saber, você acaba se sabotando.

A sabotagem vem na forma de desculpas, falta de atitude ou simplesmente gastando seu tempo e energia reclamando, ao invés de encontrar soluções.

Reclamação é o oposto da gratidão etimologicamente reclamar vem da palavra Clamar tem o significado de pedir  intensamente reclamar significa clamar duas vezes, na prática ao reclamar você está pedindo que o seu problema venha em dobro.

Enquanto o foco, ações e pensamentos forem os problemas e quanto mais tempo você gastar reclamando mais problemas você terá e maior será a importância deles em sua mente na sua vida.

Praticar a gratidão que você terá melhorias no seu humor nos relacionamentos interpessoais e até nas finanças a gratidão também ajuda a ter uma saúde melhor combatendo a depressão evitando picos de ansiedade e nervosismo.

Gratidão não tem a ver com crenças ou religião tem a ver com psicologia, ela é uma mudança de postura e pensamentos.

Ter sentimentos de gratidão é uma escolha. Temos que optar por começar a perceber a vida de uma nova forma. É preciso ter o hábito de reconhecer as coisas boas, independente das circunstâncias que estamos vivendo.

Já está comprovado, quem pratica o sentimento de gratidão tem maior capacidade de perdão, vive com mais alegria e entusiasmo, é mais otimista em relação ao futuro e se torna uma pessoa mais agradável. No entanto, para se tornar uma pessoa realmente grata, é preciso ter uma grande força mental e disciplina.

Como funciona no dia a dia

A gratidão no dia a dia ativa uma região do cérebro conhecida como sistema de recompensas, liberando dopamina e ocitocina, hormônios responsáveis pela percepção de bem estar e felicidade. Desta forma, quando nos sentimos gratos por algo, temos imediatamente aumento da sensação de prazer e, por consequência, a diminuição dos pensamentos negativos.

Além disso a gratidão traz outros benefícios para a saúde, como:

Melhora a sensação de prazer e bem-estar;

Aumenta a autoestima;

Reduz o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo;

Melhora o sistema imunológico;

Diminui a pressão sanguínea;

Aumenta o sentimento de generosidade e compaixão.

A gratidão deve ser interpretada como um estado espírito no qual a pessoa reconhece as pequenas conquistas e alegrias da rotina e passa a valorizá-las.

Como aumentar o sentimento de gratidão

O sentimento de gratidão deve ser estimulado a partir de pequenas atitudes diárias, como acordar com pensamentos positivos e, ao final do dia, refletir suas conquistas.

Agradecer as pequenas coisas, fazer algo por outras pessoas também estimula o sentimento de gratidão, bem estar e prazer.

Para que a gratidão possa existir, ela precisa ser construída em sua mente. Ou seja, você precisa pensar nela, em tudo que já conquistou, nas coisas que já recebeu,  é uma espécie de felicidade, ela funciona mais ou menos assim:

1- Algo acontece de bom;

2 – Percebemos, reconhecemos, desfrutamos e ficamos agradecidos por isso;

3 – Nosso cérebro responde com elevação da dopamina;

4 – A sensação de prazer nos alegra nos deixa com mais disposição mais vividos e otimistas;

5 – Quem nos encontra com este ânimo se alimenta da nossa alegria deixando o clima mais interessante é saudável.

Como funciona a gratidão na prática

A melhor forma de compreender o conceito de gratidão é dando exemplo: Como pedir um café.

Em uma situação normal você pede um café, recebe o que pediu, agradece de forma automática, paga, pronto fim de história.

Porém se a atendente ao trazer o café for simpática e entregar a bebida em uma xícara caprichada e adicionar um pequeno chocolate como agrado sua experiência será outra, neste caso você recebeu mais do que imaginava seu agradecimento passa de ser uma mera educação e se transforma em um momento de surpresa e alegria, você sai da cafeteria mais feliz e satisfeito. Entretanto se você viver no piloto automático ao receber esta atenção a mais você pode nem perceber o que ocorreu e neste caso você não terá chance de desfrutar do que ele foi proporcionado, pois não tomou conhecimento dessa pequena atitude, sua expressão ao deixar o local provavelmente vai ser a mesma de quando entrou.

O sentimento de gratidão não é equivalente a agradecer, isso é mecânico,  a gratidão exige mais, ela necessita uma percepção apurada de tudo que acontece a sua volta, para que naquela circunstância você realmente possa desfrutar de uma honesta SENSAÇÃO de contentamento.

Formas de praticar a gratidão diariamente

  • Saia do PILOTO AUTOMÁTICO comece a agir de forma mais consciente, inicialmente isso pode ser um desafio mas acredite todo esse esforço vale a pena;
  • Exercite a gratidão através de atitudes simples sorria, faça elogios, tenha mais paciência e evite o mau humor;
  • Reconheça seus confortos a maioria de nossos dias temos mais a agradecer do que lamentar, se você tem chuveiro quente, cama confortável e comida na mesa, seja grato;
  • Viva o agora, ficar no futuro ou no passado possivelmente não conseguirá identificar todas as coisas boas;
  • Você tem que agradecer por tudo que tem e te motiva a ir mais longe, se você desejar emagrecer por exemplo aprenda a amar seu corpo e a capacidade que ele tem de se manter vivo, insatisfação gera angústia e pensamentos ruins e isso não te levará a nada.

Segue 6 dicas para ajudar no processo

1- Lembre-se das coisas pelo que você passou e conquistou;

2- Faça duas perguntas todas as noites:

O que eu recebi de alguém?

O que eu dei para alguém?

3- APRECIE O MOMENTO;

Excesso de futuro causa ansiedade. Excesso de passado causa rancor e sentimentos ruins. Viva mais o presente, desfrute o momento e das coisas boas que possui.

4- Respire 3x PROFUNDAMENTE;

Para conseguir praticar a gratidão é preciso estar conectado com o momento e com as coisas que te circulam. Muitas vezes, devido a nossa rotina, estamos tão atarefados que mal temos consciência do que estamos fazendo.

5 – Pare de reclamar

A reclamação influencia como seu cérebro e seus pensamentos entendem o mundo. Aquilo que você fala e pensa pode se tornar seu comportamento.

6 – Seja criativo

Procure novas situações e oportunidades para ser mais grato, LHE PROPORCIONE PEQUENOS MIMOS,  especialmente quando as coisas não vão bem.

Essas práticas de gratidão podem realmente transformar sua vida, fazendo com que você se torne uma pessoa melhor e mais feliz.

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Alex Lorenzetti

Alex Lorenzetti

Alex atua em psicoterapia, incluindo programação neurolinguística (PNL), hipnoterapia e terapia regressiva para cumprir a missão de fortalecer resultados e vidas desenvolvendo as percepções inconscientes do Ser Humano.