fbpx

contato@institutoharmonite.com.br

Segunda a Sexta das 08h às 20:30h

EMOÇÕES, ELAS TE GOVERNAM

EMOÇÕES, ELAS TE GOVERNAM

 

Não existem verdades em nossas cabeças, existem interpretações.

Você está continuamente ligado e imerso em emoções e sentimentos, tudo que nos rodeia vai causar uma interpretação em nossa mente e corpo, algumas com uma intensidade maior onde será deixado um registro e outras com intensidade irrelevante, mas tudo é  como reagimos e percebemos o que chega até nós.

EMOÇÕES

É um conjunto de reações fisiológicos, que são respostas a determinados  estímulos.

De acordo com o contexto que está inserido será dado um significado diferente para aquelas reações fisiológicas.

Todas as reações fisiológicas que ocorrem em seu corpo  quando você foge de algo, pode ser resumido com uma palavra o medo. Mas o medo não vem explicar o contexto da emoção. Por isso a necessidade de averiguar e entender o passado.

O frio na barriga que você tem ao receber uma msg do crush; o frio na barriga para realizar uma apresentação, o frio na barriga em um assalto são parecidos, reações de luta e fuga, claro, cada uma vai disparar reações químicas diferentes, mas o frio na barriga será semelhante.

A EMOÇÃO PODE SER APRENDIDA –  “John Watson”

Esse rapazinho fez um experimento com uma criança de 10 meses. Inicialmente colocou um ratinho para brincar com ela, a criança brincou sem problemas e estava tranquila com o mesmo, porém após algum tempo, ele colocava o ratinho e batia uma barra de ferro no chão onde “assustava a criança”, depois de algumas vezes a criança passou a ter receio, não só com o ratinho, mas tudo o que poderia se assemelhar com o mesmo. O correu uma generalização, um coelho, um urso de pelúcia e até uma máscara de macaco passaram a irritar a pequena criança.

Por isso passamos por situações que não entendemos o motivo e o porquê isso ocorreu.

A pessoa pode ter uma crise de ansiedade em um local que aparentemente não tinha gatilho algum, estava em churrasco perto da mata e teve uma reação de luta e fuga, uma crise de ansiedade, neste caso a amídala disparou a reação, pois achou algo de ameaçador naquele ambiente, talvez a pessoa já tenha sido assaltada em um sitio, ou ficou sabendo de algo que a chocou.

É muito difícil de se controlar, pois não existe um processo lógico por trás de tudo aquilo.

Na vida passamos por vários emparelhamentos de estímulos, não temos elementos fisiológicos específicos para cada emoção, a mente irá buscar o que mais se aproxima.

Por isso é importante entender o passado.

Apesar de ter ocorrido uma generalização a intensidade da resposta é diferente, quanto mais diferente do estímulo inicial, menos intenso será. Mas se não trabalhar e ressignificar a tendência será aumentar as novas generalizações.

Emoções não surgem do nada.  Emoção não é estímulo é resposta

Entenda mais

Compartilhe nosso conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Alex Lorenzetti

Alex Lorenzetti

Alex atua em psicoterapia, incluindo programação neurolinguística (PNL), hipnoterapia e terapia regressiva para cumprir a missão de fortalecer resultados e vidas desenvolvendo as percepções inconscientes do Ser Humano.